Pular para o conteúdo principal

O Fazer Pedagógico


A escola pode ser a grande mediadora do conhecimento necessário à comunidade, para que ela possa construir realidades mais humanas para viver. Paulo Freire, afirma: “o conhecimento não é neutro. Ele possui uma função social”. Na perspectiva emancipadora, ele deve contribuir para compreender mais criticamente a realidade vivida, para, assim, compreendendo-a mais profundamente, termos condições de agir sobre ela, transformando-a para melhor. Nesse sentido, o ponto de partida do processo de construção de conhecimento será a prática social concreta e a realidade onde ela acontece. A partir da análise dessa prática e da realidade em que ela está inserida, vão sendo construídos novos níveis de compreensão sobre elas, entendendo sua complexidade histórica tanto em âmbito político e social quanto em âmbito econômico e cultural e buscando caminhos para a organização e a transformação social.
Visaram-se a formação do sujeito histórico, capaz de gerir a mudança e de ser promotora da democracia, da convivência com justiça social, da solidariedade e da sustentabilidade, a educação que é promovida na escola deveria ampliar sua atuação para muito além de atender as exigências do vestibular ou do mercado de trabalho – tal como é concebido e vivido no contexto da sociedade capitalista, calcado na dominação e na exploração. O papel da escola cidadã e democrática é criar condições para o bem viver Tenho direito de ser igual quando a diferença me inferioriza. Tenho direito de ser diferente quando a igualdade me descaracteriza. Boaventura de Souza Santos.
A relação pedagógica, na perspectiva da humanização, necessariamente, pressupõe a democracia. Relações autoritárias, fundamentadas no “eu penso, você executa; eu mando você cumpre; eu decido você se submete” nega, na relação pedagógica, a vivência daquilo que nos caracteriza como humanos: pensar, refletir, avaliar, projetar, propor, recriar,  agir sobre a realidade, transformando-a e transformando a pessoa. A relação autoritária exclui e impede que todos sejam sujeitos do processo educativo. Então, pode se dizer que uma das razões que explicam a importância da democracia na escola é que não há relação verdadeiramente pedagógica estruturada em bases autoritárias. A democracia é condição para a existência da relação pedagógica. O presente texto traz em questão, o exercício da democracia e da cidadania na escola como condição para que todos possam ser sujeitos no processo educacional. Considerando que o discurso educacional é favorável à prática da democracia, quando se procura responder a uma série de questões levantadas pode se perceber quão a distancia que há de vivenciá-la em seus aspectos essenciais. O texto traz propostas que buscam contribuir sobre como educar para cidadania no contexto escolar.
Imagem 01 clarice-schussler.blogspot.com
Imagem 02 fichasedesenhos.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdade já existe em nós?

https://brunabrasiil-blog.tumblr.com/post/48109926858/ apenas-analise-durante-esses-longos-anos-fizera A verdade já existe em nós? A razão nos faz esta pergunta. A resposta é para que ela exerça por si mesma um trabalho no homem a mudança necessária. A beleza está na arte das perguntas. Através das perguntas exercemos o poder da razão.   Temos uma ideia ao encontrar a razão. o Filósofo  Descartes , discute a teoria das ideias. Nascemos com elas? Em várias de suas obras, e ssas ideias, diz Descartes, são “a assinatura do Criador” no espírito das criaturas racionais, e a razão é a luz natural inata que nos permite conhecer a verdade.  Ainda segundo Descartes, as ideias inatas são as mais simples que possuímos (simples não quer dizer “fáceis”, e sim não-compostas de outras ideias). A mais famosa das ideias inatas cartesianas é o “Penso, logo existo”. Por serem simples, as ideias inatas são conhecidas por intuição e são elas o ponto de partida da dedução racional e da induç...

Dia de saudades

Hoje é dia um dia de saudades. Há muitos motivos para sentirmos saudades. No entanto, hoje  motivo é da saudade é o aniversário do meu pai.  Mineiro, nascido em Varginha, MG, no dia 10/01/1945, estaria completando hoje 77 anos. Em 1995, partiu desse mundo deixando nosso coração dolorido.  Para amenizar a dor de sua falta todos os anos nessa data deixo  minha homenagem.  O amor por meu pai me mantém firme e esperançoso de um dia reencontra-lo no dia do Senhor reunir todos aqueles que são dele.  Enquanto isso, sigo vivendo com as lembranças de meu pai em minha memória..  

Um dia para chamar de seu

Todos os dias são iguais, porém tem dia que é mais especial que outros. Sabe aquele dia que marca nossa existência, aquele dia que dizemos: hoje é meu dia. Então! Hoje é um dia para se chamar de seu! Sempre que posso, eu penso nos dias que marcam a vida. Aqueles quando a vida leva, ou traz alguém que amamos. Hoje é um dia para chamar de seu. Não participar mais de sua vida não impede ninguém  de se alegrar e comemorar com você. Sempre esperar o seu melhor é atitude de quem gosta de você. Então vai lá, siga em frente sorria, existem pessoas que estão aqui que te amam e torcem por você. Procure do seu jeito, demostrar carinho e ser gentil com todos.