Pular para o conteúdo principal

A Igreja, o Papa, os Críticos e a Crise


Nasci no inicio da década de 70, o Brasil acabava de ser Campeão da Copa do Mundo de Futebol (a taça do mundo é nossa... Brasileiro não há quem possa) passaram se mais de quatro décadas, e muitas coisas mudaram.  As noticias são instantâneas, o mundo esta á um clique. O futebol mudou, as famílias mudaram, os costumes mudaram quantas coisas não são mais da mesma forma. Até a fé, bom, a fé não mudou, ela tomou novas formas, nova expressão. Nações inteiras têm novas formas de expressar sua fé.
O Brasil católico, hoje  é menos católico, os evangélicos que eram uma minoria tímida, vitima de preconceito e escárnio, hoje nas cidades tem suas marchas pomposas, regadas a muita música e celebrações,e reivindicam um dia da consciência Evangélica  (e por que não, temos o dia do índio, da Consciência Negra, dia da mulher, do samba etc.). Muitas coisas de fato mudaram. Nestas quatro décadas até o Papa mudou. Tivemos neste período 03 (três) papado O Papa João Paulo I, foi Papa durante um mês, se Sucessor Foi Papa por mais de duas décadas, e o Papa Bento XVI, menos de uma década, e ficará marcado pela renuncia do papado. Não tenho o objetivo de fazer considerações sobre a renúncia do Papa, pois, não me sinto a vontade em fazê-lo, pois, não vivo nem participo da vida católica desde 1989, mas neste texto quero abordar as manchetes que tem pautado os noticiários dos últimos dias: “A CRISE DA IGREJA VIVIDA NOS ÚLTIMOS DIAS”. Não concordo com estas manchetes, pois, quando foi que a igreja vida fácil? Seu fundador Jesus Cristo, foi crucificado a pedido dos sacerdotes daquela época, seus discípulos foram, torturados e martirizados. Quando a Igreja foi livre? Quando o Imperador Constantino Romanizou a Igreja (a Igreja foi romanizada)? Não, não foi fácil naqueles dias, os interesses políticos falavam alto e os fieis eram ignorados, os interesses puros da Igreja ficaram descaracterizados. Ainda assim a igreja em todo tempo cumpriu seu papel, com a ajuda, ou apesar da liderança eclesiástica. A história da Igreja é uma, e têm capítulos que dependendo a forma de você olhar a história ela será bela, ou feia, e neste momento ela vive mais uma fase de sua história. Não, não será um ministério rápido, ou longo, ou mesmo a renuncia de um líder que impedirá a igreja de continuar.Também, não será o capricho daqueles que querem formatar a igreja nos seus moldes conservador, ou modernistas olha o que Paulo disse: Os judeus pedem milagres como prova, e os não-judeus procuram a sabedoria. A Igreja tem o Evangelho que é o poder de Deus, loucura para alguns, escândalo para outros, mas para quem Crê em Cristo é o Poder de Deus e a Sabedoria de Deus. 1 Co 1:22-25





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdade já existe em nós?

https://brunabrasiil-blog.tumblr.com/post/48109926858/ apenas-analise-durante-esses-longos-anos-fizera A verdade já existe em nós? A razão nos faz esta pergunta. A resposta é para que ela exerça por si mesma um trabalho no homem a mudança necessária. A beleza está na arte das perguntas. Através das perguntas exercemos o poder da razão.   Temos uma ideia ao encontrar a razão. o Filósofo  Descartes , discute a teoria das ideias. Nascemos com elas? Em várias de suas obras, e ssas ideias, diz Descartes, são “a assinatura do Criador” no espírito das criaturas racionais, e a razão é a luz natural inata que nos permite conhecer a verdade.  Ainda segundo Descartes, as ideias inatas são as mais simples que possuímos (simples não quer dizer “fáceis”, e sim não-compostas de outras ideias). A mais famosa das ideias inatas cartesianas é o “Penso, logo existo”. Por serem simples, as ideias inatas são conhecidas por intuição e são elas o ponto de partida da dedução racional e da induç...

Um dia para chamar de seu

Todos os dias são iguais, porém tem dia que é mais especial que outros. Sabe aquele dia que marca nossa existência, aquele dia que dizemos: hoje é meu dia. Então! Hoje é um dia para se chamar de seu! Sempre que posso, eu penso nos dias que marcam a vida. Aqueles quando a vida leva, ou traz alguém que amamos. Hoje é um dia para chamar de seu. Não participar mais de sua vida não impede ninguém  de se alegrar e comemorar com você. Sempre esperar o seu melhor é atitude de quem gosta de você. Então vai lá, siga em frente sorria, existem pessoas que estão aqui que te amam e torcem por você. Procure do seu jeito, demostrar carinho e ser gentil com todos.

Dia de saudades

Hoje é dia um dia de saudades. Há muitos motivos para sentirmos saudades. No entanto, hoje  motivo é da saudade é o aniversário do meu pai.  Mineiro, nascido em Varginha, MG, no dia 10/01/1945, estaria completando hoje 77 anos. Em 1995, partiu desse mundo deixando nosso coração dolorido.  Para amenizar a dor de sua falta todos os anos nessa data deixo  minha homenagem.  O amor por meu pai me mantém firme e esperançoso de um dia reencontra-lo no dia do Senhor reunir todos aqueles que são dele.  Enquanto isso, sigo vivendo com as lembranças de meu pai em minha memória..