sábado, 16 de março de 2013

O Orientador Educacional



José Carlos Libâneo, diz que a escola é necessária para fazer frente às novas realidades sendo ela a que provê a formação cultural e cientifica possibilitando o contato dos alunos com a cultura. A cultura provida pela ciência, pela técnica, pela linguagem, pela estética e pela ética. Uma escola de qualidade é aquela que inclui; uma escola contra a exclusão econômica, política, cultural e pedagógica. Diante deste pressuposto surge a importância de uma Orientação Educacional dotada de equilíbrio. Nos dias atuais é possível perceber que a educação acontece em muitos lugares, nas múltiplas agencias. Além dos núcleos familiares o fazer educacional acontece através das mídias, nas empresas, nos clubes nas academias de ginásticas. A vida urbana tem múltiplas expressões educacionais.
Diante desta constatação a Escola precisa se transformar, ou, adequar- se a esta realidade enfrentada, para não perder de vista seu mais nobre papel/função que é educar para vida. Ao propormos uma postura técnica para o profissional que vai atuar como Orientador Escolar, que uma realidade educacional que vive mudanças rápidas exigindo deste profissional uma postura profissional Frente aos Desafios na Educação Atual.
Vive-se um novo tempo, onde se quer e se espera que o profissional da educação e o educando possam ter uma vida de equilíbrio e desta contribuição as famílias seriam alcançadas e por consequência teríamos uma sociedade diferente.Cada indivíduo é autor e ator de sua vida, formando assim a base da vida, o orientador escolar só poderá inferir positivamente na vida daquele aluno que o procura para pedir lhe ajuda, ou orientações, os demais alunos, aqueles que estão na escola pela força da obrigatoriedade dificilmente será ajudado por este profissional, a não ser que este contar com a ajuda da equipe pedagógica. Neste sentido, o presente texto tem por objetivo, compreender que só atingiremos uma educação para os direitos igualitários, quando compreendermos que a imersão do aluno no desejo de encontrar ajuda para suprir suas necessidades educativas e assim, ter seus direitos de cidadão cumpridos.
Mesmo que exista uma crescente evolução e preponderantes revoluções no campo da ciência e das informações (estando essas à palma das mãos ao toque dos dedos), ainda assim é nítida a falta de direção das pessoas, principalmente entre os jovens, que estão chegando ao mercado de trabalho, e um mercado competitivo.O desafio para é grande frente o cenário que se vai desenrolando diante dos jovens que vão chegando à maior idade.Para àqueles que viveram no período em que o regime político era fechado, existe um sentimento de que o regime político no qual foram educados privou-os de oportunidades para algumas conquistas pessoais; àqueles que vivem após o tal regime político deveria viver hipoteticamente melhor, mas, o que é evidenciado não é isto. Vivem sem muitas expectativas para o futuro. E onde poderia se encontrar um fomento, intelectual, ou, uma formação? Como encontrar estas possibilidades? Na escola. Acreditamos que a escola pode oferecer a base necessária.A escola como instituição Social, precisa acompanhar as mudanças da sociedade e assumir outras funções, e principalmente, dar contribuições para o desenvolvimento da capacidade de pensar. Desta forma contribuindo para o avanço da forma de pensar e de oferecer autonomia aos novos pensadores.O desenvolvimento, em grande parte das nações, faz com que os cenários estejam em constante mutação. O crescimento populacional, o aumento da expectativa de vida, a mudança nos clãs familiares se interpõe transformando-se em um grande obstáculo, um desáfio, talvez, sem precedente.Todo o estresse causado pelas incertezas, e as competições natural da chamada “lei do mais forte”, “quem pode mais chora menos” parece tornar uma verdade na atualidade neste sistema capitalista predador. Neste contingente múltiplas possibilidades a figura do Orientador Educacional é bem vinda.


(Imagem http://www.frasesparafacebook.info/57393-imagens-escola-fotos-escola.html)

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