José
Carlos Libâneo, diz que a escola é necessária para fazer frente às novas
realidades sendo ela a que provê a formação cultural e cientifica
possibilitando o contato dos alunos com a cultura. A cultura provida pela
ciência, pela técnica, pela linguagem, pela estética e pela ética. Uma escola
de qualidade é aquela que inclui; uma escola contra a exclusão econômica,
política, cultural e pedagógica. Diante deste pressuposto surge a importância
de uma Orientação Educacional dotada de equilíbrio. Nos dias atuais é possível
perceber que a educação acontece em muitos lugares, nas múltiplas agencias.
Além dos núcleos familiares o fazer educacional acontece através das mídias,
nas empresas, nos clubes nas academias de ginásticas. A vida urbana tem
múltiplas expressões educacionais.
Diante
desta constatação a Escola precisa se transformar, ou, adequar- se a esta
realidade enfrentada, para não perder de vista seu mais nobre papel/função que
é educar para vida. Ao propormos uma postura técnica para o profissional que
vai atuar como Orientador Escolar, que uma realidade educacional que vive
mudanças rápidas exigindo deste profissional uma postura profissional Frente
aos Desafios na Educação Atual.
Vive-se
um novo tempo, onde se quer e se espera que o profissional da educação e o
educando possam ter uma vida de equilíbrio e desta contribuição as famílias
seriam alcançadas e por consequência teríamos uma sociedade diferente.Cada
indivíduo é autor e ator de sua vida, formando assim a base da vida, o
orientador escolar só poderá inferir positivamente na vida daquele aluno que o
procura para pedir lhe ajuda, ou orientações, os demais alunos, aqueles que
estão na escola pela força da obrigatoriedade dificilmente será ajudado por
este profissional, a não ser que este contar com a ajuda da equipe pedagógica. Neste
sentido, o presente texto tem por objetivo, compreender que só atingiremos uma
educação para os direitos igualitários, quando compreendermos que a imersão do
aluno no desejo de encontrar ajuda para suprir suas necessidades educativas e assim,
ter seus direitos de cidadão cumpridos.
Mesmo
que exista uma crescente evolução e preponderantes revoluções no campo da
ciência e das informações (estando essas à palma das mãos ao toque dos dedos),
ainda assim é nítida a falta de direção das pessoas, principalmente entre os
jovens, que estão chegando ao mercado de trabalho, e um mercado competitivo.O
desafio para é grande frente o cenário que se vai desenrolando diante dos
jovens que vão chegando à maior idade.Para àqueles que viveram no período em que
o regime político era fechado, existe um sentimento de que o regime político no
qual foram educados privou-os de oportunidades para algumas conquistas
pessoais; àqueles que vivem após o tal regime político deveria viver
hipoteticamente melhor, mas, o que é evidenciado não é isto. Vivem sem muitas
expectativas para o futuro. E onde poderia se encontrar um fomento,
intelectual, ou, uma formação? Como encontrar estas possibilidades? Na escola.
Acreditamos que a escola pode oferecer a base necessária.A escola como
instituição Social, precisa acompanhar as mudanças da sociedade e assumir
outras funções, e principalmente, dar contribuições para o desenvolvimento da
capacidade de pensar. Desta forma contribuindo para o avanço da forma de pensar
e de oferecer autonomia aos novos pensadores.O desenvolvimento, em grande parte
das nações, faz com que os cenários estejam em constante mutação. O crescimento
populacional, o aumento da expectativa de vida, a mudança nos clãs familiares
se interpõe transformando-se em um grande obstáculo, um desáfio, talvez, sem
precedente.Todo o estresse causado pelas incertezas, e as competições natural
da chamada “lei do mais forte”, “quem pode mais chora menos” parece tornar uma
verdade na atualidade neste sistema capitalista predador. Neste contingente
múltiplas possibilidades a figura do Orientador Educacional é bem vinda.
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