A cultura provida pela ciência, pela técnica,
pela linguagem, pela estética e pela ética. Uma escola de qualidade é aquela
que inclui; uma escola contra a exclusão econômica, política, cultural e
pedagógica. Diante deste pressuposto surge a importância de uma Supervisão
escolar dotada de equilíbrio. Nos dias atuais é possível perceber que a
educação acontece em muitos lugares, nas múltiplas agencias. Além dos núcleos
familiares o fazer educacional acontece através das mídias, nas empresas, nos
clubes nas academias de ginásticas. A vida urbana tem múltiplas expressões
educacionais. Diante
desta constatação a Escola precisa se transformar, ou, adequar- se a esta
realidade, para não perder de vista seu mais nobre papel/função que é educar
para vida.
O desenvolvimento, em grande parte
das nações, faz com que os cenários estejam em constante mutação. O crescimento
populacional, o aumento a expectativa de vida, a mudança nos clãs familiares se
interpõe transformando-se em um grande obstáculo, um desafio, talvez, sem
precedente.Todo o estresse causado pelas
incertezas, e as competições natural da chamada “lei do mais forte”, “quem pode
mais chora menos” parece tornar uma verdade na atualidade neste sistema
capitalista predador.
Uma escola que tem as respostas
muitas indagações poderia contribuir para dar um norte aos sem perspectiva de
um futuro. Acreditamos que uma formação com
excelências para os professores dariam uma nova vida para o ambiente escolar. A
disposição de quem leciona e de quem aprende poderia ser outra. Mas, a formação
que referimos neste texto vai além, da academia, da ciência, falamos da
formação psíquico-emocional do profissional da educação. A saúde plena daqueles
que compõe os profissionais que atuam na escola.
A formação dos profissionais da
educação para a administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação
educacional, entre outros profissionais devem ir além do conhecimento, mas
poderia ter a saúde emocional equilibrada, para atuar de forma significativa e
relevante na vida dos educando. Ao ter uma vida equilibrada o profissional
estaria transmitindo e inspirando confiança para aqueles que estão sendo
formado para a vida. Ao
propormos uma nova postura para o profissional da Supervisão Escolar, que vive
em um novo tempo, estamos com isso querendo que o profissional da educação e o
educando possam ter uma vida de equilíbrio e desta contribuição as famílias
seriam alcançadas e por consequência teríamos uma sociedade diferente. A
sociedade seria menos agressiva, competitiva, mas com equidade. A ética seria
base dos relacionamentos e das decisões em todas as vertentes da vida.
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