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Bom dia Professor

Será que falta didática ao professor, ou sua dificuldade está em não saber fazer pontes, ou seja, relacionar as experiências com o conhecimento já adquirido pelo aluno e o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. São questões que ajudam o professor a pensar sua prática e, de acordo com Zabala (1998, p.13), “um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício”. Esta competência é adquirida mediante o conhecimento e a experiência. Por isso, a melhora da atuação de qualquer profissional passa pelo conhecimento e pelo controle das variáveis que intervêm nela. Conhecer essas variáveis permitirá ao professor, previamente, planejar o processo educativo, e, posteriormente, realizar a avaliação do que aconteceu. Portanto, em um modelo de percepção da realidade da aula estão estreitamente vinculados o planejamento, a aplicação e a avaliação. Depois desta reflexão, podemos discutir os conceitos básicos para compreensão e distinção entre os termos, didática e metodologia. A educação é um processo que acompanha o ser humano desde o seu nascimento até o fim da sua vida em todos os tempos e tipos de sociedade. Toda pessoa tem educação, independente do grau de instrução, condição econômica, faixa etária, classe social, etc. Não podemos perder isso de vistas. Incorremos no erro de acharmos que como educadores (líderes) sabemos tudo e os “alunos” nãos abem nada. Toda pessoa tem sua educação!

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