Será que falta didática ao professor, ou sua dificuldade
está em não saber fazer pontes, ou seja, relacionar as experiências com o
conhecimento já adquirido pelo aluno e o conteúdo a ser trabalhado em sala de
aula. São questões que ajudam o professor a pensar sua prática e, de acordo com
Zabala (1998, p.13), “um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em
ser cada vez mais competente em seu ofício”. Esta competência é adquirida
mediante o conhecimento e a experiência. Por isso, a melhora da atuação de
qualquer profissional passa pelo conhecimento e pelo controle das variáveis que
intervêm nela. Conhecer essas variáveis
permitirá ao professor, previamente, planejar o processo educativo, e,
posteriormente, realizar a avaliação do que aconteceu. Portanto, em um modelo
de percepção da realidade da aula estão estreitamente vinculados o
planejamento, a aplicação e a avaliação. Depois desta reflexão, podemos
discutir os conceitos básicos para compreensão e distinção entre os termos, didática
e metodologia. A educação é um processo que
acompanha o ser humano desde o seu nascimento até o fim da sua vida em todos os
tempos e tipos de sociedade. Toda pessoa tem educação, independente do grau de
instrução, condição econômica, faixa etária, classe social, etc. Não podemos
perder isso de vistas. Incorremos no erro de acharmos que como educadores
(líderes) sabemos tudo e os “alunos” nãos abem nada. Toda pessoa tem sua
educação!
https://brunabrasiil-blog.tumblr.com/post/48109926858/ apenas-analise-durante-esses-longos-anos-fizera A verdade já existe em nós? A razão nos faz esta pergunta. A resposta é para que ela exerça por si mesma um trabalho no homem a mudança necessária. A beleza está na arte das perguntas. Através das perguntas exercemos o poder da razão. Temos uma ideia ao encontrar a razão. o Filósofo Descartes , discute a teoria das ideias. Nascemos com elas? Em várias de suas obras, e ssas ideias, diz Descartes, são “a assinatura do Criador” no espírito das criaturas racionais, e a razão é a luz natural inata que nos permite conhecer a verdade. Ainda segundo Descartes, as ideias inatas são as mais simples que possuímos (simples não quer dizer “fáceis”, e sim não-compostas de outras ideias). A mais famosa das ideias inatas cartesianas é o “Penso, logo existo”. Por serem simples, as ideias inatas são conhecidas por intuição e são elas o ponto de partida da dedução racional e da indução, que conhec
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