quinta-feira, 16 de junho de 2011

INTELIGENCIA EMOCIONAL

Aristóteles, filósofo grego, já dizia que "felicidade não é ser feliz, mas o processo da busca da felicidade". O mais importante na vida é o processo que leva ao resultado, não o resultado em si. Este princípio aplicado à mudança nos diz que a nossa preocupação não deve ser a mudança em si, mas sair da rotina e "saborear" cada passo do processo da mudança. Como diz Fred Kofman especialista em mudança: " É preciso parar de se colocar como vítima das circunstâncias, do ambiente externo, de algo de fora de seu controle. É preciso reagir, tornar-se protagonista." Ou seja, chega de ficar nas cadeiras da platéia criticando ou aplaudindo! É hora de subir no palco e ser artista do espetáculo.

Aqui vão algumas características imprescindíveis a quem quiser ser um profissional de sucesso no mundo que se desenha pela frente:
1ª) A capacidade de pensar grande 2ª) A capacidade de trabalhar com inteligência 3ª) Investir em autoconhecimento, para preservar a qualidade de vida 4ª) A criatividade para criar o futuro. 5ª) Capacidade de interagir com outras pessoas
É preciso ter uma visão de mundo bastante ampla, o mundo hoje é globalizado, portanto minha mente não pode ser restrita. Para aqueles que ainda não conhecem seria bom ler "Quem mexeu no meu queijo?" um excelente livro, do M.D. Spencer Johnson, com prefácio de Kenneth Blanchard, PHD, que são autores de outro fantástico livro: O gerente-minuto. No livro Quem mexeu no meu queijo?, há dicas fantásticas de como lidar com as mudanças em seu trabalho e em sua vida. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens: dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos ratos, que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz. O livro ensina a lidar com a mudança e viver com menos stress além de ajudar a alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.


Luiz Antonio Silva, Coaching em Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário