A Ética sempre é
um tema recorrente nos debates políticos, mas, quero refletir sobre isto. Seria
a ética apenas peça de discurso político? Bom, o que poderíamos dizer? Primeiro
o verdadeiro conceito ética é: O pressuposto
básico da Ética de Sócrates – que basta saber o que é bondade para que se seja
bom - pode parecer ingênuo no mundo de hoje, no qual já está profundamente
gravado na nossa mente que só algum grau de coerção é capaz de evitar que o
homem seja mau. Na sua época era uma noção perfeitamente coerente com o
pensamento – ainda que não com a prática – da sociedade grega. A resposta de
Platão à necessidade de se resgatar o velho sentido da Ética, da Justiça e da
Moral, perdidos durante o período de crescimento e enriquecimento de Atenas,
contaminados pela hipocrisia, é a "volta a uma sociedade mais
simples". Mas não uma volta ao passado real, antes a um passado imaginário
situado em algum lugar no futuro no qual os velhos valores – renovados a partir
das indagações e críticas de Sócrates – possam orientar uma sociedade estável
que tende à perfeição. Assim se para Platão a Lei deve moldar o real, para
Aristóteles o real deve moldar a Lei, única forma de seu cumprimento ser
possível a todos. A exposição destes conceitos na Ética de Aristóteles parece
estar diretamente dirigida contra a Utopia platônica que, na visão de
Aristóteles, está condenada ao fracasso porque não respeita os impulsos do
homem, seus apetites e paixões. Vamos lá! Onde se aprende
ética? Onde ela está? Você tem ética? Seus vizinhos têm? Encontramos ética na
farmácia, no hospital, no açougue, no supermercado? Nas repartições públicas?
Na igreja? Sabe o que nós esperamos? Que a ética esteja apenas no congresso
nacional. Só os deputados e os senadores, e os políticos em geral devem ser
éticos. A consciência coletiva acha que os executivos, empresários, educadores,
religiosos, estes não precisam ser éticos; mas não mesmo? Nossas crianças
aprendem com quem? Não é com você, não é com seu vizinho? O que será que Jesus
nos diria sobre nosso comportamento a respeito da Ética: Ele se levantou como
modelo de Ética: lemos o que são Paulo disse na carta dele a Igreja que
estava em Filipos: “Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma
consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis
afetos e compaixões completem o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de
pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; nada façais
por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros
superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual
também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também
em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser
igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando
a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de
homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”,
Filipenses 21:1-8.
https://brunabrasiil-blog.tumblr.com/post/48109926858/ apenas-analise-durante-esses-longos-anos-fizera A verdade já existe em nós? A razão nos faz esta pergunta. A resposta é para que ela exerça por si mesma um trabalho no homem a mudança necessária. A beleza está na arte das perguntas. Através das perguntas exercemos o poder da razão. Temos uma ideia ao encontrar a razão. o Filósofo Descartes , discute a teoria das ideias. Nascemos com elas? Em várias de suas obras, e ssas ideias, diz Descartes, são “a assinatura do Criador” no espírito das criaturas racionais, e a razão é a luz natural inata que nos permite conhecer a verdade. Ainda segundo Descartes, as ideias inatas são as mais simples que possuímos (simples não quer dizer “fáceis”, e sim não-compostas de outras ideias). A mais famosa das ideias inatas cartesianas é o “Penso, logo existo”. Por serem simples, as ideias inatas são conhecidas por intuição e são elas o ponto de partida da dedução racional e da indução, que conhec
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