Pular para o conteúdo principal

O CARDÃO DOS PUXA-SACO CADA FEZ AUMENTA MAIS...


Um dia destes me deparei com um tema que mexeu com minhas estruturas. Tenho opinião formada, discuto idéias, respeito opiniões, tenho lado político. Uma coisa que acho que os seres humanos tem e que faz de nós especiais é o senso critico e a capacidade de discordar e concordar, elogiar e fazer críticas. Pois, bem, acho que elogiar as virtudes e as qualidades que das pessoas possuem é uma atitude de nobreza. Mas, existem aqueles que acham que elogios e uma atitude de puxa-saco!  A expressão puxa-saco começou a ser usada na gíria militar. Os oficiais não colocavam suas roupas em malas, mas em sacos durante as viagens. Mas quem carregava obedientemente, a bagagem para cima e para baixo eram os soldados. Puxar esses sacos virou sinônimo de subserviência. E o puxa-saco passou a definir todos que bajulavam superiores ou qualquer outra pessoa. Prefiro os que me criticam porque me corrigem aos que me elogiam porque me corrompem. (Santo Agostinho). Os aduladores são como as plantas parasitas que abraçam o tronco e ramos de uma árvore para melhor a aproveitar e consumir. (Marquês de Maricá). Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um cão. Cuida, pois, em não admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de cães de guarda. (Epicteto).
A honestidade na lida diária foi ensinada pelo Mestre e Todos, Jesus criticou Herodes, elogiou Natanael, Confrontou Nicodemos, Advertiu a mulher Samaritana. Paulo elogiou, criticou, confrontou, por que tinha opinião formada.

Comentários

  1. Muito bom, Pr. é bem verdade é necessário que tenhamos uma postura e uma opinião formada, em relação esse assunto. E o que Dizer de Paulo, ele simplesmente marcou nossa histrória dando um exemplo de atitudes virtuosas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A verdade já existe em nós?

https://brunabrasiil-blog.tumblr.com/post/48109926858/ apenas-analise-durante-esses-longos-anos-fizera A verdade já existe em nós? A razão nos faz esta pergunta. A resposta é para que ela exerça por si mesma um trabalho no homem a mudança necessária. A beleza está na arte das perguntas. Através das perguntas exercemos o poder da razão.   Temos uma ideia ao encontrar a razão. o Filósofo  Descartes , discute a teoria das ideias. Nascemos com elas? Em várias de suas obras, e ssas ideias, diz Descartes, são “a assinatura do Criador” no espírito das criaturas racionais, e a razão é a luz natural inata que nos permite conhecer a verdade.  Ainda segundo Descartes, as ideias inatas são as mais simples que possuímos (simples não quer dizer “fáceis”, e sim não-compostas de outras ideias). A mais famosa das ideias inatas cartesianas é o “Penso, logo existo”. Por serem simples, as ideias inatas são conhecidas por intuição e são elas o ponto de partida da dedução racional e da induç...

Um dia para chamar de seu

Todos os dias são iguais, porém tem dia que é mais especial que outros. Sabe aquele dia que marca nossa existência, aquele dia que dizemos: hoje é meu dia. Então! Hoje é um dia para se chamar de seu! Sempre que posso, eu penso nos dias que marcam a vida. Aqueles quando a vida leva, ou traz alguém que amamos. Hoje é um dia para chamar de seu. Não participar mais de sua vida não impede ninguém  de se alegrar e comemorar com você. Sempre esperar o seu melhor é atitude de quem gosta de você. Então vai lá, siga em frente sorria, existem pessoas que estão aqui que te amam e torcem por você. Procure do seu jeito, demostrar carinho e ser gentil com todos.

Se amar é viver...

É sempre bom ter alguém para ocupar nossas lembranças, é como combustível que alimenta o motor que movimenta nossas emoções. Viver só, sem inspiração não faz do ser humano produtivo. Verdade é que quando há intensidade nos sentimentos a dor é um risco, no entanto não correr esse risco, é deixar de ter uma vida em sua plenitude. Amar, ser amado, admirar, ser admirado, são resultados de estar vivendo. Assim, como uma semente quando cai em terreno fértil germina, assim, o amor no coração. Na semente existe vida, e o encontro com a terra a vida é reproduzida, da mesma forma, o amor, ele tem vida em si. E quando encontro ambiente propicio ele reproduz. Não há morte que mate o amor. Se amar é viver, eu vivo porque amo.