Pular para o conteúdo principal

Conviver com o Diferente - Uma Homenagem aos 70 Anos de Meu Pai In Memoriam - Sebastião Carvalho Azarias

Este ano voltei a escrever, coisa que fazia com certa frequência, que nos últimos anos deixei de fazer. Para escrever precisa-se de tempo e reflexividade para ir além do óbvio, ou do esperado. Quero nestes parágrafos falar sobre conviver com o diferente, e a motivação do texto está relacionado aos comentários e as interpretações dadas aos ataques  feitos aos cartunistas franceses.  Confesso que ouvi coisas que me agradaram, outras me desagradaram também. Pessoas com opiniões contra os jihadistas, e até a favor deles. E todos falavam sobre liberdade, liberdade de expressão, e conviver com o diferente. Aqui está meu o Título de meu Tema! Será mesmo possível conviver com o diferente? Tenho sérias dúvidas sobre esta possibilidade. Permita-me um toque pessoal no tema. Sou filho de um homem negro, ou afrodescendente, como queiram. Convivíamos, entre as piadas e deboches típicos das décadas de 70, 80, e 90, relacionadas aos negros (e não eram engraçadas, não para mim). Até que meu pai assumiu uma função de chefia. Agora ele daria ordens! Um dos funcionários não aceitava este quadro, e dezenas de vezes adjetivava meu amado pai com palavras que tinham a intenção de ofender a honra de meu velho pai (50 anos de idade ele tinha à época). Tentando assim dizer que cor é motivo pejorativo. Muitas vezes meu pai (que nasceu no dia 10 de janeiro) quis conviver com o diferente,  mas, este diferente não quis a convivência com ele. Esse cidadão assassinou meu pai. Aí, vem uma questão: esse assassino, que na hora do ato criminoso disse: “seu negro safado”! É preciso ver o histórico dele, para ver se ele era perseguido. Devo considerar se ele era da direita, ou da esquerda. E meu pai, assassinado, privado de ver seu neto, crescer, se tornar um vencedor, ficar noivo, dar a ele bisnetos. Priva-lo de ver os demais netos nascer, crescer, teria de ver se ele era da esquerda, ou da direita. Ora senhoras e senhores. Conviver com o diferente, parte da premissa que o diferente queira conviver com os outros. Aqui seja qual diferença for. Racial, religiosa, gênero sexual, ou politica. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência à experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Romanos 5:1-9. Se você se considera  diferente queira conviver com os demais. Pedro feriu um soldado no ato da prisão de Jesus Cristo, Jesus repreendeu Pedro e Curou o soldado. Jesus Sabia conviver com o diferente e nós ensinou a fazer o mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdade já existe em nós?

https://brunabrasiil-blog.tumblr.com/post/48109926858/ apenas-analise-durante-esses-longos-anos-fizera A verdade já existe em nós? A razão nos faz esta pergunta. A resposta é para que ela exerça por si mesma um trabalho no homem a mudança necessária. A beleza está na arte das perguntas. Através das perguntas exercemos o poder da razão.   Temos uma ideia ao encontrar a razão. o Filósofo  Descartes , discute a teoria das ideias. Nascemos com elas? Em várias de suas obras, e ssas ideias, diz Descartes, são “a assinatura do Criador” no espírito das criaturas racionais, e a razão é a luz natural inata que nos permite conhecer a verdade.  Ainda segundo Descartes, as ideias inatas são as mais simples que possuímos (simples não quer dizer “fáceis”, e sim não-compostas de outras ideias). A mais famosa das ideias inatas cartesianas é o “Penso, logo existo”. Por serem simples, as ideias inatas são conhecidas por intuição e são elas o ponto de partida da dedução racional e da indução, que conhec

Sinto muito.

Não diga isso, eu não quero ir. Não. É tão frustrante sair sem explicar. Não importa as razões. Ao passar pela porta, ela ficará para traz, ficará entre nós. Não será uma travessia fácil (para mim não será mesmo). Talvez não haja volta. Você acha que eu vou morrer? E se eu me perder, e se a morte aparecer? Ein? Se eu morrer? Se ... se. Desculpe, estou sem noção. Estou chorando, as lágrimas caem sem parar, como chuva contínua entre os soluços. Estou inconsolável. Eu posso sentir sua simpatia, vejo pena nos seus olhos. O que vou dizer? Estou como um louco, um andarilho errante em busca de um lugar para aquietar sua alma perturbada, em busca de resposta. Fico pensando se seria culpado? Se é punição que mereço? Se sou tão culpado assim? Diga você que é a razão personificada. Vai brigar pelo amor? Vai brigar pelo amar? Perguntas são sempre fáceis  Respostas por vezes são difíceis. Sinto muito, sinto mesmo. Que posso dizer? O que posso fazer? Gostaria de saber. Carrego as marcas da verdade

Falta alguém

Saber é poder, eu sei e por isso posso. Não é fácil mudar de ideia, só que sempre somos forçados a isso. Confusa né, a introdução desse texto? Na verdade , não apenas essa introdução é confusa, a vida também é confusa. Por vezes vivemos acreditando em coisas que não são reais, e vivemos experiências que não gostaríamos de viver, só que não depende de nós. Veja bem. Por favor, responda com sinceridade: Você vive exatamente onde gostaria de estar? Não falta alguém no seu círculo de amigos que você gostaria que estive com vocês para poder falar com ele, ou ela sobre suas emoções? Eu sem dúvidas tenho. Poder falar tudo e sobre tudo. Provavelmente falta alguém em determinados momentos em nossa vida. Na minha falta, e na sua também. Como o refrão da canção: " Eu sei de tudo, com quem andas, aonde vais, mas eu disfarço... mesmo assim, pois aprendi que o meu silêncio vale mais... E desse jeito eu vou viver, sempre viver mesmo faltando o que penso faltar para mim.