Pular para o conteúdo principal

Uma vida de Austeridade



Seria ele o Chaves do SBT - Não, mas, morava em um barril, e enfrentou Alexandre, o Grande. Diógenes, o cínico grego nascido em Sinope, uma das figuras mais significativas e um símbolo da história do cinismo, doutrina fundada por Antístenes de Atenas, a qual rezava que riqueza e fama eram males e pobreza e obscuridade bens. Morou quase toda a vida em Atenas, para onde foi ao ser acusado em sua cidade de fabricar moeda falsa. Estudou com Antístenes, o fundador da escola dos cínicos, que por sua vez fora discípulo de Sócrates. Sua vida, segundo a tradição, de extrema pobreza, era na verdade, a aplicação prática de suas ideias e uma forma de demonstrar a possibilidade de acabar com as convenções sociais, e alcançar assim a autarquia. Defendia a autossuficiência (autarquia) e negava a necessidade de valores como a família, a cultura e o estado. Dizia que a felicidade se obtém pela satisfação das necessidades da maneira mais econômica e simples. Afirmava que tudo que é natural não é desonroso, nem indecente, e, portanto, pode e deve ser feito em público. Seu principal discípulo foi Crates, que viveu no início do século III a. C., morreu em Corinto e do que escreveu, nada restou. Para se ter uma ideia de sua personalidade conta-se que sentia tal desprezo pela humanidade que morava dentro de um barril e caminhava pelas ruas de Atenas, com uma lâmpada, à procura de um homem honesto. Quando Alexandre o Grande parou diante do seu barril e perguntou-lhe o que desejava, respondeu-lhe Que não me tires o que não me podes dar!, referindo-se ao sol, pois o corpo do imperador estava a lhe fazer sombra. Com ele a escola socrática menor fundada por Antístenes, adquiriu popularidade. "Conduzido a uma casa esplêndida, o dono lhe proibiu cuspir, porém ele lhe cuspiu no rosto, dizendo que não havia encontrado lugar mais sujo" (D. Laércio, VI). "Em certa ocasião em pleno dia, acendeu uma lanterna e saiu gritando: busco um homem" Perguntado de onde era, respondeu: - Sou cidadão do mundo!. Morreu, ao que parece, em Corinto, e do que escreveu, nada restou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdade já existe em nós?

https://brunabrasiil-blog.tumblr.com/post/48109926858/ apenas-analise-durante-esses-longos-anos-fizera A verdade já existe em nós? A razão nos faz esta pergunta. A resposta é para que ela exerça por si mesma um trabalho no homem a mudança necessária. A beleza está na arte das perguntas. Através das perguntas exercemos o poder da razão.   Temos uma ideia ao encontrar a razão. o Filósofo  Descartes , discute a teoria das ideias. Nascemos com elas? Em várias de suas obras, e ssas ideias, diz Descartes, são “a assinatura do Criador” no espírito das criaturas racionais, e a razão é a luz natural inata que nos permite conhecer a verdade.  Ainda segundo Descartes, as ideias inatas são as mais simples que possuímos (simples não quer dizer “fáceis”, e sim não-compostas de outras ideias). A mais famosa das ideias inatas cartesianas é o “Penso, logo existo”. Por serem simples, as ideias inatas são conhecidas por intuição e são elas o ponto de partida da dedução racional e da induç...

Um dia para chamar de seu

Todos os dias são iguais, porém tem dia que é mais especial que outros. Sabe aquele dia que marca nossa existência, aquele dia que dizemos: hoje é meu dia. Então! Hoje é um dia para se chamar de seu! Sempre que posso, eu penso nos dias que marcam a vida. Aqueles quando a vida leva, ou traz alguém que amamos. Hoje é um dia para chamar de seu. Não participar mais de sua vida não impede ninguém  de se alegrar e comemorar com você. Sempre esperar o seu melhor é atitude de quem gosta de você. Então vai lá, siga em frente sorria, existem pessoas que estão aqui que te amam e torcem por você. Procure do seu jeito, demostrar carinho e ser gentil com todos.

Dia de saudades

Hoje é dia um dia de saudades. Há muitos motivos para sentirmos saudades. No entanto, hoje  motivo é da saudade é o aniversário do meu pai.  Mineiro, nascido em Varginha, MG, no dia 10/01/1945, estaria completando hoje 77 anos. Em 1995, partiu desse mundo deixando nosso coração dolorido.  Para amenizar a dor de sua falta todos os anos nessa data deixo  minha homenagem.  O amor por meu pai me mantém firme e esperançoso de um dia reencontra-lo no dia do Senhor reunir todos aqueles que são dele.  Enquanto isso, sigo vivendo com as lembranças de meu pai em minha memória..